quarta-feira, 19 de junho de 2013

Passo a Passo Tulipa de Tecido (Aniversário Rafaela)



Antes de tudo quero deixar bem claro que não sou artesã, aprendi com um tutorial que busquei na internet e tentei fazer igual, não saiu perfeitinho, mas mesmo assim resolvi criar o meu passo a passo pra quem tiver interesse.
É super fácil e rápido. Comecei domingo e terminei hoje (quarta-feira), lembrando que tenho uma filhinha e minha casa pra cuidar. =) Fiz umas 40 tulipinhas.
Vamos lá então:

Você vai precisar de:

- Tecidos de algodão na estampa que preferir; (eu escolhi três estampas florais para combinar com o tema da festinha da Rafa)
- Linha e agulha;
- Tesoura;
- Régua;
- Molde (eu utilizei papelão);
- Caneta;
- Pérolas;
- Fibra de silicone (enchimento);
- Palitos de churrasco;
- Cola quente (não está na foto, mas será preciso);

1º Passo:  riscar o tecido com caneta, com o auxilio de um molde de papelão (medidas 10,5cm x 5,5cm); E em seguida recorte
2º Passo: Dobre o tecido ao meio (do lado avesso) unido as duas partes menores, e costure normalmente. Eu fiz a mão, mas com certeza pode ser usado a máquina de costura; Se for fazer a mão, os pontos devem ficar bem juntinho e apertadinhos para evitar que abra depois.

Ficará assim:
3º Passo: Escolha uma das duas aberturas para alinhavar, ou seja, passe a linha por toda a volta do tecido (com espaçamentos regulares / nem mto perto, nem mto longe). Na foto eu mostro como fazer. Ps. Utilizei linha preta para ficar melhor de ver, mas usem a linha nas cores do seu tecido.

4º Passo: Depois te ter passado a linha pela volta inteira do tecido (reparem que ele continua do lado avesso), vcs devem puxar a linha, deixe bem firme para na abrir, e só depois arremate. Ficará assim:
 5º Passo: Agora, com todo o cuidado, desvire o tecido. Ele ficará assim, na parte de baixo:


6º Passo: Ela ficará parecida com um copinho, coloque então a fibra de silicone para encher a tulipa. Vai colocando e ajeitando para ficar uniforme, deixe-a bem durinha. Feito isso, dobre as pontinhas do tecido para dentro antes de costurar para dar melhor acabamento.



7º Passo: Vamos unir as quatro partes para forma de fato a tulipa, primeiro una dois lados de um pontinho, arremate, mas não corte a linha. Obs. Faça os pontos sempre de dentro para fora. Desta forma:


8º Passo: Agora una as outras duas partes, desta forma:


9º Passo: Arremate com uma pérola para dar o acabamento:
10º Passo: Corte os palitos de churrasco no tamanho que for viável para você usar, isso ai depender de onde vai colocar. No meu caso vou colocar em um vasinho onde os palitos (cortei pouco mais que a metade). Eles não irão aparecer, portanto não vou encapá-los, mas fica a dica de encapá-lo ou pintá-lo se for aparecer.

10º Passo: Coloque um pinguinho de cola quente na parte de baixo da tulipa e coloque o palito e pronto;

Dica: Você pode usar também essa tulipinha como ponteira para caneta, lápis, etc.

Bom....assim ficou meu vasinho, prontinho pra enfeitar a mesa do meu docinho:




Espero que tenha ficado fácil de entender e que tenham gostado, qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

Super Beijo!!!




45 comentários:

  1. Muito lindo adoorei *-*
    Visita minha pág no face...
    https://www.facebook.com/TpAtelieCriativo?fref=ts

    Espero que goste, grande beijos, fique com Deus !

    ResponderExcluir
  2. Ficou lindo, estou pensando em fazer algumas tulipas para enferar a mesa principal de aniversario :)

    ResponderExcluir
  3. Ameii, vc explicou de uma maneira otima. Obrigada!!! vou fazer para o cha de fraldas da minha princesa.

    ResponderExcluir
  4. explicação perfeita. ficaram lindas parabens!

    ResponderExcluir
  5. lindas....serão os centros de mesas da festa de 1 aninho da minha boneca Luana. obg

    ResponderExcluir
  6. OLÁ JOSE... SOU NUTRICIONISTA TB.. EXERÇO A PROFISSÃO E APÓS O TRABALHO AMO FAZER ARTESANATO... NAO SOU ARTESÃ..KKK, MAS É QUE O ARTESANATO É MAGICO PRA MIM E ME TIROU DE UMA DEPRESSÃO.. BEIJOS E MTAS FELICIDADES A VC E SUA LINDA BEBÊ

    ResponderExcluir
  7. muito legal, adorei acho q vou fazer pra dar de lembranças para o dia do professor,

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo seu blog, gosto muito de tulipa, meu nome é Graças Fernandes do blog artegracy.blogspot.com e face mgracas2.
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  9. Adorei, muito detalhista sua explicação. Vou fazer para o aniversário de 1 ano da minha princesa. Bjim...

    ResponderExcluir
  10. Muito lindo e pratico.
    Parabéns pela perfeição do seu trabalho e não se importar em passar para outras pessoas, muito obrigado... Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Parabéns pelas tulipas lindas, amei. Sua explicação muito detalhada, ajuda bastante a quem vai fazer. Obrigada! Abraços.

    ResponderExcluir
  12. muito lindas, adorei vou fazer para o chá de bebe da minha netinha que vai nascer em março, parabens DEUS te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, ficaram lindas!!
    Sua explicação foi perfeita!! Obrigada.

    ResponderExcluir
  14. gostei muito do seu passo a passo mto bem explicado. Parabens suas tulipas ficaram lindas!

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por passar seus conhecimentos, eu fiz e ficaram perfeitas. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  16. Ótima explicação assim como também as fotos estavam excelentes. Parabéns e obrigada pelas dicas. Sucesso pra você!

    ResponderExcluir
  17. Parabens, explicação perfeita ! Adorei !!!

    ResponderExcluir
  18. Amei vou fazer para enfeitar a mesa do meu casamento !

    ResponderExcluir
  19. Ficaram perfeitas, principalmente por ser a primeira vez que você fez, parabéns!
    Posso dar uma sugestão? Se você colocar o palito com uma pontinha dentro, ficará mais preso e não se soltará, não se preocupe, pois a fibra protege contra possíveis marcas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada! Fiz para o chá de bebê da minha princesa! =)

    ResponderExcluir
  21. Muito bem explicado e maravilhoso seu trabalho, parabéns

    ResponderExcluir
  22. Foi muito bem explicado...obrigada por postar...eu precisava aprender para fazer no aniversario de minha neta.valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir
  23. eu vim ver a tulipa e vi a tua linda filhinha, então vou te faze um convite a minha sobrinha tem esta pagina e la tem muitas coisas legais e toda semana tem um concurso de menininhas lindas como a tua ..... da uma olhadinha.... parabéns pelo espaço
    https://instagram.com/aprincesinhasophie/

    ResponderExcluir
  24. Lindas e de fácil aprendizado sua explicação. Um abraço

    ResponderExcluir
  25. Parabéns querida! Ficaram lindas, adorei! Vou fazer p dar de lembrancinha do niver da minha bebe que fara 1 aninho em janeiro. Vou tentar fazer na caneta! Bjus Deus abencoe vc e sua familia

    ResponderExcluir
  26. Amei. Vai ajudar em meu trabalho.
    Vai lá.
    Http//facebook.com/billuciosbaby

    ResponderExcluir
  27. Lindas ficou muito fácil de entender pois está. Muito bem explicado cada passo a passo parabéns por fazer algo tão lindo e sou mãe e sei como é difícil conseguir administrar tempo para tudo parabéns bjs

    ResponderExcluir
  28. Vou te falar viu?
    Acho q vc deveria pensar seriamente em ser artesã!
    Pq o dom da generosidade e do ensino vc já tem.
    Seu pap está anos luz melhor do q muita artesã conhecida por aí.
    Parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Amei!!! sou viciada nesse tipo de passa tempo.Tenho 73 anos e entro na noite fazendo essas coisas.Há uma semana ganhei uma netinha ( tinha já 3 netos homens)e quero fazer um vazinho pra um nicho do quarto dela. Daí entrei na internet pra ver como fazia.Vc foi ótima no passo- a- passo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. ficou um arraso!
    amei as dicas...
    agora vou tentar fazer tambem.

    ResponderExcluir
  31. Amei vou fazer p o aniversário da minha neta,adorei sua explicaçao e o acabamento ficou lindo,obrigada,abraços

    ResponderExcluir
  32. Olhado aqui umas flores deparei com sua pagina,seu passo a passo é perfeito.

    ResponderExcluir
  33. Ficaram lindas!!!! amei!!! qual o tamanho da perola que você usou?

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde,vc usou que tipo de tecido, tricoline?

    ResponderExcluir